Falta de adesão da população santa-cruzense ao Censo 2022 pode trazer problemas para o município

A falta de adesão da população ao Censo 2022 preocupa em Santa Cruz.

Existe uma grande quantidade de pessoas que não foram recenseadas e o prazo final para o Censo segue até o início deste de dezembro.

Nos próximos dias, o IBGE fará uma varredura nas residências que as pessoas não responderam o Censo para regularizar a situação, pois com menos pessoas recenseadas, o município pode ter problemas, especialmente no repasse de recursos federais, que serão em menor quantidade.

O IBGE destaca que é essencial a participação da população no Censo, responder o questionário não acarreta em nenhuma perda de benefício, e responder os dados corretamente assegura que o município tenha os recursos necessários para o desenvolvimento das ações em áreas básicas como saúde, educação e assistência social.

A conta é simples. Se Santa Cruz tem população de 40 mil habitantes, mas apenas 30 mil responderam o Censo, o município vai receber recursos para 10 mil pessoas a menos, o que vai piorar bastante a destinação de verbas para execução dos serviços públicos para a população.

Por isso, a Prefeitura de Santa Cruz também vai entrar em campo para ajudar os profissionais do IBGE para recensear a população, garantindo que Santa Cruz tenha um retrato real de sua população.

O problema tem sido registrado por todo o país e é essencial a adesão da população ao Censo, para ter uma extrato fiel dos habitantes de cada município.

1000x250

Artigos semelhantes